UFSJ expande atendimento psicológico durante a pandemia

O isolamento social necessário para combater a disseminação do novo coronavírus representa também um desafio para a saúde mental de cada um de nós. Em especial, às pessoas que estão sozinhas durante a quarentena. A preocupação e o medo que envolvem a pandemia podem desencadear quadros de ansiedade, depressão ou pânico. Por isso, é importante tratar desses temas com responsabilidade e sem tabus.

Com isso em mente, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae), em parceria com o Departamento de Psicologia, Serviço de Psicologia Aplicada, Diretório Central dos Estudantes e Centro Acadêmico de Psicologia têm realizado ações para contribuir com o enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Como resultado desse esforço conjunto, a Proae anuncia que foi possível organizar uma rede de profissionais voluntários para oferecer atendimento psicológico remoto aos estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade. É importante frisar que, para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o serviço continua o mesmo.

Cabe ao Setor de Assistência Estudantil receber as demandas e encaminhá-las, à medida que surgirem, para a equipe responsável. Cada atendimento será diferenciado, portanto, a Proae irá repassar as orientações individualmente para cada estudante. Até o momento, são cinco os profissionais de Psicologia cadastrados no serviço voluntário. Não existe um limite um limite de vagas. Caso seja necessário, mais profissionais serão contactados pela Pró-Reitoria.

Cada estudante que tiver interesse em se inscrever no serviço de atendimento deve preencher um formulário e enviá-lo para o email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Acesse o documento, disponível no site da Proae. As consultas podem ser feitas por meio de ligações telefônicas ou videochamadas, a depender da disponibilidade de cada pessoa.

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis também disponibiliza para toda a comunidade acadêmica outros quatro mecanismos de atendimento e de informações voltadas para o atendimento psicológico nesse momento histórico. São os portais Relações Simplificadas, Muita calma nessa hora, PsiCovidabr e o Plantão Psicológico da UniJorge.

Fonte: ASCOM/UFSJ

Acolhimento psicológico 1