Em razão de instabilidades no SIGAA e do processo de cadastramento dos documentos de todos os ingressantes no Curso de Licenciatura em Filosofia EaD de 2025, a coordenação do curso decidiu adiar o início das aulas para o dia 14 de abril de 2025 (segunda-feira).
Caso haja alguma disciplina que queiram cursar, mas que não tenham se matriculado, favor entrar em contato com a secretaria do curso através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..
Sendo assim, o cronograma semestral do curso será alterado.
Atenção para os ajustes!
1º Bimestre:
- De 14 de abril a 15 de junho.
- Prova de recuperação: 26, 27 e 28 de junho
2º Bimestre:
- De 16 de junho a 17 de agosto.
- Prova de recuperação: 28, 29 e 30 de agosto
Exame Final (todas as disciplinas do semestre): 11, 12 e 13 de setembro
Para isso, acessem https://intranet3.ufsj.edu.br/efetivar_matricula. Localizem o processo seletivo em que passaram, coloquem o CPF e a senha (é a mesma do SIGPS). Depois, cliquem em efetivar a matrícula. Ao clicarem em efetivar matrícula, sigam os passos indicados pelo sistema.
Com o sistema SIGAA, vocês irão conseguir emitir o "Atestado de Matrícula", mostrando os componentes curriculares do semestre atual, horário das aulas, o professor responsável pela disciplina e, também os seguintes documentos: Declaração de vínculo e Histórico Escolar parcial.
Caminho: www.ufsj.edu.br - acesso rápido - SIGAA - digita CPF (sem ponto) e senha (mesma do SIGPS) - Portal Discente - Ensino - (Atestado de Matrícula, declaração de vínculo, histórico escolar parcial).
Foi divulgada hoje a Lista de Candidatos de Demanda Social Classificados em 1ª Convocação (1ª Chamada). O documento contém os nomes dos aprovados que atenderam aos requisitos estabelecidos para este processo seletivo. Com isso, os convocados devem se atentar aos prazos e procedimentos necessários para garantir sua vaga. O envio da documentação dos candidatos selecionados deverá ser realizado entre os dias 27 de fevereiro a 05 de março.
Em conformidade com o que foi estabelecido no Edital 9/2024, informamos que o quadro de vagas para o PSE 2025/1 - Filosofia EAD - Demanda Social foi publicado hoje (19/02/2025). Conforme detalhado, as vagas para os polos de Cubatão (SP) e São Paulo (SP) foram preenchidas, após análise da documentação, na categoria "Professor em exercício da atividade na rede pública de ensino". As inscrições para a Demanda Social terão início hoje e encerrarão dia 21 de fevereiro. Interessados deverão utilizar a nota de um dos três últimos anos do Enem (2022, 2023 ou 2024).
Clique aqui para acessar o formulário para solicitação de Colação de Grau Coletiva 2025/1.
O prazo para solicitação encerra em 24/01/25, conforme consta no calendário acadêmico (Data limite para solicitação de participação em cerimônias de COLAÇÃO DE GRAU COLETIVA (para egressos de 2024/2 e anos anteriores) do primeiro semestre de 2025).
As inscrições para o processo seletivo simplificado para ingresso no curso de licenciatura em Filosofia, modalidade Educação a Distância (EaD) terão início dia 17 de janeiro. O início das aulas será em março de 2025, a graduação será ofertada em cinco polos, sendo 30 em Araçuaí (MG), 30 em Araxá (MG), 30 em Cubatão (SP), 30 em São Paulo - Perus (SP) e 30 em Tarumã (SP).
As vagas serão disponibilizadas de acordo com dois níveis de prioridade. Primeiro, terão preferência professores em exercício da atividade na rede pública de ensino. O método de distribuição das vagas será por sorteio público, não sendo necessária utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Interessados devem efetuar inscrição entre os dias 17 a 21 de janeiro. O sorteio público será realizado no dia 23 de janeiro às 9 horas.
As vagas remanescentes do primeiro nível de prioridade serão ofertadas para os demais interessados - demanda social - utilizando-se a nota de um dos três últimos anos do Enem (2022, 2023 ou 2024). O quadro com o número de vagas disponíveis será divulgado no dia 19 de fevereiro. As inscrições terão início no mesmo dia, seguindo até 21 de fevereiro.
Encontra-se aberto o Edital nº 012/2024 para seleção de professores formadores I e II para orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso na Filosofia EaD.
No portal de disciplinas, em cada uma, há uma aba “cronograma” com as informações dos tipos de atividades avaliativas (tarefas, provas e fóruns), bem como, as pontuações (pesos) de cada uma, os respectivos períodos de abertura e encerramento das atividades e as datas de realização das provas de recuperação presenciais.
SOBRE A DISTRIBUIÇÃO DOS PONTOS DAS AVALIAÇÕES
A partir deste semestre, adotaremos uma pontuação padrão no Curso de Licenciatura em Filosofia (exceto para as disciplinas de Lógica I e II e Atividades Práticas como TCC e Estágio Supervisionado).
As atividades avaliativas são compostas por:
- dois fóruns temáticos com o peso de 20 pontos cada
- duas tarefas com o peso de 30 pontos cada.
Os dois fóruns e as duas tarefas totalizam 100 pontos.
A pontuação final em uma disciplina é a soma de todas as atividades, fóruns e tarefas.
A pontuação final obtida por cada discente nas disciplinas será convertida para uma nota final de 0 (zero) a 10 (dez), com aproximação de uma casa decimal, para lançamento no sistema de controle acadêmico SIGAA.
No aba “cronograma” é necessário eu estejam atentos para as informações sobre a Prova de Recuperação e o Exame Final.
SOBRE A PROVA DE RECUPERAÇÃO
A fim de adequar as atividades avaliativas do curso às exigências da CAPES/UAB e às normas internas da UFSJ:
A atividade avaliativa de recuperação será uma prova por meio de um questionário Moodle com senha de liberação e limitação de tempo.
A prova de recuperação será realizada presencialmente nos polos.
O valor máximo das provas de recuperação será de 30 pontos.
Só poderá fazer a recuperação o(a) discente que não tiver alcançado a pontuação final de 60 pontos.
A recuperação está associada às TAREFAS e tem a função da prova substitutiva prevista nos regulamentos da UFSJ.
A nota obtida na recuperação irá substituir a menor nota entre as duas notas obtidas nas realizações das tarefas.
Não haverá avaliação de recuperação para a substituição das notas obtidas nos fóruns.
SOBRE O EXAME FINAL
O(a) discente que não atingir a pontuação final para aprovação (60 pontos) com a Prova de Recuperação poderá realizar o EXAME FINAL.
O Exame Final tem valor máximo de 60 pontos.
A pontuação do Exame Final substituirá a soma das pontuações obtidas nas duas tarefas ou, se for o caso, a pontuação da prova de recuperação que venha a substituir a pontuação da tarefa.
A pontuação final na disciplina será a soma das pontuações dos Fóruns Temáticos acrescidas da pontuação obtida no Exame Final.
SOBRE A PONTUAÇÃO FINAL NAS DISCIPLINAS
As pontuações da Prova de Recuperação e do Exame Final não alteram as pontuações obtidas nos Fóruns Temáticos.
As pontuações da Prova de Recuperação e do Exame Final incidem somente sobre as pontuações das tarefas.
É de suma importância que o(a) discente participe dos Fóruns Temáticos e discuta os temas com propriedade e dedicação.
Os fóruns são avaliados e correspondem a 40% do total de pontos da disciplina.
Excepcionalmente este semestre, os alunos terão que passar por duas etapas de inscrições periódicas:
1. Pela plataforma, na qual os alunos selecionaram quais disciplinas desejam cursar este semestre dentre as que serão oferecidas (se encerrou em agosto);
2. Pelo SIGAA, oficializando as disciplinas selecionadas na plataforma (a partir de 20/09/2024), conforme indicado na página 2 do calendário disponibilizado na página do curso.
Disciplinas que serão oferecidas em 2024/2:
História da Filosofia II
Filosofia Política II
Ética I
Leitura e Escrita de Textos Filosóficos II (optativa)
Gestão e Cotidiano Escolar
Filosofia da Educação (optativa)
Libras
Pesquisa de Filosofia em Sala de Aula
TCC (somente para as turmas de 2021 para trás)
Início das aulas previsto para 15/09/2024.
OBS.: Caso vocês tenham deixado de responder ao questionário disponibilizado na plataforma, favor entrar em contato o quanto antes pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou telefone (32) 3379-5834.